A Selecção Nacional de Futebol feminino está integrada no Grupo “D” da Taça COSAFA, juntamente com Zimbabwe e Lesotho, prova que vai decorrer de 22 de Outubro a 2 de Novembro, em Port Elizabeth, África do Sul.
Moçambique para a prova depois de ter conquistado a medalha de bronze na edição passada, tendo vencido o Zimbabwe por 2-0. Recorde-se que o combinado nacional esteve inserido no Grupo “B”, juntamente com a Zâmbia, Angola e Comores, e apurou-se para a fase seguinte da prova, com sete pontos, depois de duas vitórias e um empate, em três jogos, com quatro golos marcados e um sofrido. Na primeira jornada venceu Comores por 3-1.
Na segunda partida, as moçambicanas empataram com a Zâmbia, sem abertura de contagem, e na terceira jornada venceram as “Palancas Negras” por 1-0. Nas meias-finais, o combinado nacional perdeu, por 1-2, frente ao Malawi, que conquistou a prova diante da Zâmbia por 1-2. O campeão em título, Malawi, está inserido no Grupo “ B” com Botswana, Madagáscar e Maurícias.
A anfitriã África do Sul, sete vezes vencedora da competição, está no Grupo “A” com os vizinhos Namíbia, Eswatini e as estreantes Seychelles. A Zâmbia, vencedora de 2022, encabeça o Grupo “C” de três equipas, juntamente com Angola e Comores. Passam para as meias-finais da prova os primeiros classificados de cada grupo. O torneio será realizado no icónico Estádio de Nelson Mandela Bay, construído antes do “Mundial”-2010 e continua entre os melhores estádios da África.