Texto de Narciso Nhacila, enviado a Nelspruit
A Selecção Nacional de futebol tenta regressar às vitórias esta noite, quando enfrentar a sua congénere de Eswatini, em jogo da quarta jornada do Grupo “I” de qualificação para o CAN-2025, cuja fase final vai decorrer no Marrocos.
Depois do empate comprometedor na tarde da última sexta-feira diante deste mesmo adversário (1-1), no Estádio Nacional do Zimpeto, os “Mambas”estão forçados a ganhar para manter vivas as possibilidades de qualificação, o que passa por, ao fim desta jornada, continuarem entre os dois primeiros lugares.
É que depois do resultado da jornada que fechou a primeira volta, conjugado com a vitória do Mali na recepção à Guiné-Bissau (1-0), no outro jogo do grupo, os “Mambas” desceram do primeiro ao segundo lugar e viram os outros dois concorrentes do grupo animados com o futuro desta campanha.
Na actual tabela classificativa, o Mali lidera com sete pontos, mais dois do que Moçambique que, por sua vez, tem dois e quatro pontos a mais do que Guiné-Bissau e Eswatini, em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Por isso, o jogo desta noite é de capital importância para manter vivas as hipóteses de qualificação. Para tanto e independentemente do resultado do jogo de amanhã, entre a Guiné-Bissau e Mali, em Bissau, uma vitória, esta noite, mantém os “Mambas” entre os dois primeiros lugares e afasta, por completo, Eswatini da luta pela qualificação.