Jornal Desafio
Tiago Muchanga, de azul, exibiu-se ao alto nível nos Jogos Olímpicos de de Paris.
DESTAQUE » FEDERAÇÕES NACIONAIS APONTAM PARA CICLO OLÍMPICO DE SUCESSO
REPORTAGEM

FEDERAÇÕES NACIONAIS APONTAM PARA CICLO OLÍMPICO DE SUCESSO

O novo ciclo olímpico vai abrir, no caso de Moçambique, em Março de 2025, quando o Comité Olímpico (COM) e as federações nacionais se reunirem para avaliar a prestação do país nos Jogos de Paris-2024 e perspectivar os de Los Angeles-2028.

Nesse encontro, as federações deverão apresentar os atletas candidatos às bolsas. O COM e as federações verificarão os critérios de apuramentos dos candidatos a bolseiros.

À partida, todos os atletas que participaram nos Jogos de Paris, nomeadamente a pugilista Alcinda dos Santos, velejadora Deisy Nhaquile e a judoca Jacira Ferreira, as únicas que lograram a qualificação; mais Tiago Muxanga (boxe), Steven Sabino (Atletismo), Matthew Lawrence e Denise Doneli (natação) vão renovar as bolsas. 

Outro exercício a ser feito em paralelo no encontro é identificar os atletas esperanças para o ciclo 2028/2032.

Enquanto isso não acontece, as federações das modalidades, através das quais Moçambique se fez representar em Paris, nomeadamente boxe, vela e canoagem, atletismo e natação, traçam possíveis cenários para Los Angeles-2028.

A expectativa aponta para a qualificação no boxe, vela e canoagem, modalidades que brindaram o país com apuramentos de atletas para os Jogos de Tóquio-2020 e Paris-2024, mais atletismo e natação, estas que procuram sem sucesso lograr o almejado sonho.

Contrariamente à natação, que ainda não qualificou nenhum atleta desde que Moçambique participa nos Jogos Olímpicos (1980, em Moscovo, na Rússia), o atletismo é a lendária modalidade que para além de apurar atletas já produziu medalhas olímpicas, através da estrela do desporto nacional, Lurdes Mutola, designadamente ouro nos Jogos de Sidney-2000, na Austrália, e bronze nos Jogos de Atlanta-1996, nos Estados Unidos da América, isto nos 800 metros.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..