O Costa do Sol chegou ontem a Harare, Zimbabwe, onde amanhã dará início à sua campanha na primeira janela de qualificação para Basketball Africa League (BAL).
A preparação dos campeões nacionais tem decorrido a bom ritmo, apesar de lesões, que já foram superadas. Dois jogadores que estiveram afastados dos treinos já estão recuperados.
O treinador Miguel Guambe sublinhou que a preparação específica para a BAL começou na semana passada, embora o trabalho de base tenha sido feito desde o início da época. O Costa do Sol fez uma análise detalhada dos adversários, com foco nas equipas da África do Sul, Zâmbia e Zimbabwe, consideradas as mais fortes do grupo. “Não vamos entrar às cegas”, garantiu Guambe, destacando que, embora não tenham todas as informações sobre os adversários, já tem noção das principais equipas com as quais irá disputar a prova.
“Os nossos adversários têm as mesmas ambições, mas estamos a trabalhar para superar esta fase”, frisou o treinador.
Uma das novidades do plantel é a integração de Álvaro Maso, cuja adaptação tem sido positiva pelo seu estilo de jogo simples e eficaz. Além de Maso, a equipa conta com dois jogadores nacionais, ambos com experiência em competições internacionais, nas posições três e quatro. Trata-se de Ayad Munguambe e Elvis “Stam” Howana, vindos do Ferroviário da Beira, clube que representaram por duas vezes na BAL.