O Moçambola-2024 vai rodar, esta tarde, duas partidas de acerto de calendário. Em Cahora Bassa, a União Desportiva do Songo recebe o Textáfrica do Chimoio, em partida referente à 12.ª jornada, que foi adiada a pedido dos “fabris”, alegando problemas administrativos.
Os “hidroeléctricos” entram para esta partida na segunda posição, com 37 pontos, contra os 14 do seu oponente, “lanterna vermelha” da prova. Recorde-se, na primeira volta, a equipa treinada pelo britânico Mark Harrison venceu por 0-2, na Soalpo.
Em caso de vitória, o Songo vai igualar-se ao Costa do Sol, no comando da classificação e, por outro lado, se os “fabris” saíram com uma vitória, ultrapassam o Brera FC, passando a somar 17 pontos, relançando uma ponta final mais acesa de luta pela manutenção.
Salientar que do primeiro jogo até esta fase registaram-se muitas alterações na formação do Textáfrica, mormente na equipa técnica. No início do Moçambola-2024, Abdul Omar era o timoneiro e, presentemente, os “fabris” são treinados pelo português Alexandre Cepeda, que substituiu João Chissano.
Do lado dos “hidroeléctricos” destacar que na última janela de transferências receberam o notável reforço Luís Miquissone.
Enquanto isso, a Black Bulls ao enfrentar a Associação Desportiva de Vilankulo, no campo de Tchumene, ficará apenas com um jogo em atraso, que será a 30 de Novembro, em Pemba, diante do Baía.
Neste momento, os “touros” somam 36 pontos e estão em terceiro lugar, enquanto que o seu adversário vai na sétima posição, com 23 pontos. Uma vitória da equipa de Tchumene reduz para um a diferença pontual com os “canarinhos”, antes da disputa da 20.ª jornada, a ter lugar no fim-de-semana.
Lembrar que, na primeira volta, a partida Black Bulls-AD Vilankulo, de grandes emoções, terminou com vitória dos “touros” por 2-3, resultado contestado pelos donos da casa, que alegaram erros de arbitragem.
Há motivos para seguir com atenção estas duas partidas, a iniciarem às 15.00 horas. É quase certo que teremos mexidas na tabela classificativa.