A Selecção Nacional de Futebol de Praia terminou a sua participação no Campeonato Africano das Nações (CAN) em sexto lugar. Ontem, em jogo da atribuição do quinto lugar, perdeu diante do Gana por 3-5, fechando desta forma a sua campanha, deixando uma má imagem para os presentes na Arena do Hurghada, Egipto, onde decorre até domingo a competição.
Esta foi a pior prestação dos “Guerreiros da Praia” desde que em 2021 se classificaram em segundo lugar no CAN realizado em Dakar, Senegal. Em 2022, tinham sido quarto classificados numa prova disputada em casa, em Vilankulo, província de Inhambane.
A equipa nacional já tinha falhado, na terça-feira, o acesso às meias-finais ao perder frente ao Senegal por 3-6. Resultado que retirou a possibilidade de cumprir com o objectivo principal que era chegar a final e qualificar-se para o Campeonato do Mundo, que vai decorrer ainda este ano nas Seychelles, naquela que será a primeira edição num país africano.
Na fase de grupos, os treinados de Saidate Moveia venceram o Malawi, por 4-3, e Mauritânia, por 4-1 nos penaltes, após empate a três golos no tempo regulamentar, naquelas que foram as únicas vitórias.