A Selecção Nacional de Futebol “Mambas” voltou a registar uma subida no ranking mundial da FIFA, estando agora cotado em 98.º lugar, com 1229.01 pontos.
De acordo com a actualização apresentada na manhã de ontem, de um total de 210 países e territórios membros da FIFA, os “Mambas” subiram uma posição em relação à anterior classificação, divulgada a 19 de Setembro último, em que estavam em 99.º lugar.
Para a recente subida, curta e de apenas mais 2.98 pontos, quando comparada com a anterior que foi de quatro lugares e 17 pontos, os “Mambas” foram penalizados por dois factores. Primeiro, o facto do último adversário da última Data-FIFA, Eswatini, ser uma equipa pior classificada no ranking da FIFA. À data dos jogos da terceira e quarta jornadas do Grupo “I” de qualificação ao CAN-2025, Eswatini ocupava o 159.º lugar. Segundo, o “onze” nacional consentiu um empate caseiro (1-1) e, em muito pouco valeu o triunfo fora de portas (3-0).
É que, na lógica de atribuição de pontos no ranking, uma selecção sai beneficiada sempre que ganha ou empata jogos diante de adversários melhor classificados, acontecendo o inverso em empates ou derrotas.
Entretanto, apesar de uma subida tímida pelas razões apresentadas, os “Mambas” continuam numa toada de ascensão que se verifica desde o início do ano passado.