Com 16 anos de carreira continua a abrilhantar os palcos nacionais e internacionais com dribles e cestos ao serviço da equipa sénior masculina do Ferroviário de Maputo, na posição extremo, e também pela Selecção Nacional na modalidade de basquetebol. Chama-se Ermelindo Novela.
Nascido em Maputo, no ano de 1991, o atleta teve uma infância brilhante pelo facto de ter sido marcada por um ambiente de alegria e carinho dos pais e dois irmãos, nomeadamente Gerson (mais velho) e Orlando (seu gémeo).
IMPACTO DO “MANO” GERSON
Ermelindo fez o Ensino Primário na Escola Primária Ngungunhane da Matola, onde começou a praticar basquetebol com apenas seis anos de idade, em 1997, representando aquela instituição de ensino. No entanto, a grande inspiração vem do seu irmão mais velho e igualmente seu treinador, Gerson Novela, o qual muito contribuiu para a sua carreira desportiva, tendo ensinado os primeiros toques com estilo e tácticas de drible.
“Facto curioso, o meu irmão é o meu treinador, graças a Deus temos uma boa relação e conseguimos separar as coisas, no campo é meu treinador, e fora é meu irmão mais velho. Isso para mim é gratificante, tendo em conta que foi a pessoa que muito contribuiu para que eu pudesse saber jogar”, começou por dizer.
O atleta, carinhosamente tratado como Mindo, além de basquetebol praticou em 2003 outras modalidades, nomeadamente andebol, futebol e voleibol, mas foi na modalidade da bola-ao-cesto que a sua alma se conectou.