Jornal Desafio
DESTAQUE » FERROVIÁRIO DE MAPUTO REVALIDA TÍTULO
LIGA SASOL

FERROVIÁRIO DE MAPUTO REVALIDA TÍTULO

Apesar da derrota frente ao Costa do Sol por  49-45, o  Ferroviário de Maputo voltou a sagrar-se campeão nacional de basquetebol feminino na noite de ontem, ao fim do jogo pontuável para a sétima jornada da Liga Sasol.

Numa prova em que foi alterado o modelo de disputa, as equipas jogaram entre si em duas voltas e o  campeão só foi encontrado depois da realização de dois jogos entre os candidatos ao título (Ferroviário de Maputo e Costa do Sol). O primeiro estava inserido na disputa da 14.ª jornada (segunda volta), no qual o Ferroviário saiu vitorioso (57-44).

O resultado do primeiro jogo  foi essencial para as “bicampeãs” nacionais, pois o Costa do Sol precisaria de vencer o segundo e último com uma diferença superior a 12 pontos para conseguir roubar o título às “locomotivas”. Assim, o Ferroviário entrou em campo consciente da vantagem, mas o jogo não deixou de ser uma batalha equilibrada até o último segundo.

Desde o primeiro quarto, o Costa do Sol demonstrou que não iria facilitar, tendo dominado o marcador com uma vantagem de 11-20, com Eleotéria Lhavanguane em grande plano, mas à entrada para o segundo quarto o Ferroviário reduziu a desvantagem, com Sílvia Veloso a converter três pontos e conseguir estancar a defesa das adversárias, que até ao fim da primeira parte venciam por 28-23.

Na segunda parte, o equilíbrio permaneceu. O Ferroviário repetiu o parcial de 12-8 no terceiro quarto, e o marcador manteve as duas equipas próximas. A partida tornou-se mais tensa  com empates em três momentos distintos, levando a decisão para o quarto final.

Nos minutos finais, o Costa do Sol ainda conseguiu liderar por uma ligeira vantagem, mas o Ferroviário, liderado pela jogadora Ingvild Mucauro, mostrou o porquê de ser campeão em título. Com apenas 45 segundos para o fim, Mucauro converteu um triplo que empatou o jogo em 45-45, elevando o suspense e a euforia na quadra. Vilma Covane, do Costa do Sol, respondeu com frieza ao marcar dois pontos, e  Chelsea Rafael fez mais garantindo a vitória das “canarinhas”. Contudo, a diferença de pontos não foi suficiente para tirar o título às “locomotivas”, que se mantiveram como campeãs da Liga Sasol-2024.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..