A eleição da nova direcção da Federação Moçambicana de Natação (FMN) acontecerá durante o Campeonato Nacional Individual, ou seja, de Verão, que se realiza de 19 a 21 de Dezembro, na Piscina Raimundo Franisse, junto à associação da modalidade na cidade de Maputo.
A assembleia-geral eleitoral vai, para além de eleger os novos corpos gerentes da FMN, apreciar e aprovar os relatórios de actividades e contas do quinquénio, atendendo que o mandato de Deolinda Mabote, actual presidente de direcção, dura desde Junho de 2019.
As eleições na FMN acontecerão concretamente no dia 21, que marca o fim do campeonato Nacional, e serão antecedidas de assembleia-geral extraordinária, que se realiza no dia 19.
A reunião extraordinária vai essencialmente dedicar-se à aprovação do regimento eleitoral e provavelmente de uma comissão que vai dirigir o processo eleitoral.
A revisão dos estatutos e dos regulamentos da federação, de competições, disciplina e arbitragem pode também fazer parte da agenda da Assembleia-Geral ordinária.
Saliente-se que para já existe um único nome que poderá concorrer para as eleições que se aproximam. Trata-se do professor Inácio Bernardo, antigo director nacional do Fundo de Promoção Desportiva (FPD) e presidente do Desportivo.
Inácio Bernardo confirmou o convite da actual direcção para se candidatar e prometeu dar reposta nos próximos dias.
Outros nomes poderão surgir a qualquer momento.