O Presidente da República, Filipe Nyusi, pediu há instantes que o público e os adeptos adiram ao Estádio Nacional do Zimpeto para apoiar a Selecção Nacional de Futebol no confronto com Mali, às 18:00 horas, referente à quinta jornada do Grupo “I” do apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN) do próximo ano, no Marrocos.
O Chefe de Estado falava esta manhã, no Instituto Superior de Estudos e Defesa Tenente-General Armando Emílio Guebuza (ISEDEF), em Maputo, no encerramento do XI Curso de Estado Maior Conjunto e XIII da promoção a Oficial Superior.
Para Nyusi, os “Mambas” são o clube de todos nós e devem ser apoiados por todos, mesmo com o ambiente de conflito pós-eleitoral, marcado por manifestações em vários pontos do país.
Uma vitória logo à noite qualifica Moçambique pela segunda vez consecutiva ao CAN, uma vez que lidera o grupo com oito pontos, os mesmos do Mali, que lhe foi imposto pelos “Mambas” um empate a uma bola em Bamako no jogo da primeira volta.
Mesmo derrotada, a Selecção Nacional pode ir ao CAN de Marrocos se o Eswatini vencer a Guiné-Bissau noutra partida do grupo. Isto porque são duas vagas em disputa, numa altura em que Guiné-Bissau soma quatro pontos, na penúltima (terceira) posição, e Eswatini apenas um, na cauda.