QUANDO a Selecção Nacional de Futebol “Mambas” subir hoje ao relvado do Estádio Nacional do Zimpeto, às 18.00 horas, para defrontar o Mali, estará totalmente focada na vitória que garante a qualificação para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) agendado para o próximo ano, no Marrocos.
É justamente essa a ideia transmitida na tarde de ontem pelo Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, em conferência de imprensa de antevisão desta partida inserida na quinta jornada do grupo “I”. Os “Mambas” querem ganhar para não viajar à Guiné-Bissau com contas ainda por fazer, lembrando que os guineenses ainda têm possibilidades de apuramento e recebem hoje a selecção mais fraca do Grupo “I”, Eswatini.
Quando faltam duas jornadas por disputar, Moçambique lidera o Grupo com oitos pontos, os mesmos do Mali, em segundo lugar. Guiné-Bissau está na terceira posição com quatro pontos, enquanto Eswatini é último com apenas um ponto conquistado, em Maputo, no jogo com os “Mambas”.
“Obviamente que não foi uma semana tranquila, muito pelo contrário, foi atípica por várias vicissitudes, porque só conseguimos reunir toda a equipa hoje (ontem) e realizámos o último treino e praticamente não deu muito bem para sistematizar a nossa ideia, mas este grupo já vêm trabalhando há uns anos. Não alterámos muito aquilo que é a matriz e o nosso grupo de trabalho, que já está formatado”, afirmou Chiquinho Conde.