Jornal Desafio
Foto: Celso Macassa. Lurdes Mutola explicando ao reitor da UEM o significado de parte do seu espólio.
DESTAQUE » “MENINA DE OURO” ORGULHOSA PELO “ESPAÇO LURDES MUTOLA”
ATLETISMO

“MENINA DE OURO” ORGULHOSA PELO “ESPAÇO LURDES MUTOLA”

Foi inaugurada ontem, na Universidade Eduardo Mondlane, na biblioteca central Brazão Mazula, campus universitário, cidade de Maputo, o espaço “Maria Lurdes Mutola”.

O local alberga um espólio que retrata o trajecto desportivo de Lurdes Mutola, desde o início da sua carreira nas pistas de atletismo, incluindo as medalhas que conquistou, com destaque para a medalha olímpica dos 800 metros, em Sidney, Austrália, com o tempo de 1 minuto, 56 segundos e 16 centésimos.

Mutola, que inaugurou o espaço juntamente com o reitor daquela instituição de Ensino Superior, Manuel Guilherme Júnior, disse que o mesmo enaltece o seu percurso como atleta e vai servir para inspirar os praticantes de desporto.

“Sinto-me orgulhosa por tudo que fiz pelo meu país. Sou privilegiada por ter conquistado a primeira medalha olímpica para Moçambique. Este espaço, que hoje é inaugurado, enche-me de satisfação e orgulho, porque retrata os meus caminhos como atleta. É uma pena que até hoje ainda não tenha aparecido outras atletas a ganharem medalhas nos Jogos Olímpico. Já passam 24 anos que conquistei a medalha de ouro e é muito tempo”, começou por dizer Mutola.

Continuando, a “menina de ouro” destacou que “há muito por se fazer no desporto e não só no atletismo, mas em todas modalidades praticadas no país. O atletismo é um dos desportos que Moçambique tem marcado presença nos Jogos Olímpicos e nota-se que é preciso trabalhar-se mais na modalidade”.

O reitor da UEM, Manuel Guilherme, por sua vez, afirmou que a universidade decidiu criar o espaço por tudo que Maria de Lurdes Mutola representa no país e além-fronteiras.

“Em 2017, a doutora Maria de Lurdes Mutola afirmou que não tinha espaço para expor as medalhas que conquistou  ao longo da carreira. As mesmas eram guardadas na África do Sul. Foi justamente em resposta a essa inquietação que criámos o espaço. Entendemos que o desporto é fundamental para uma sociedade sã e aglutinadora, por isso decidimos eternizar a nossa menina de ouro. Os estudantes e os mais visitantes da biblioteca da nossa universidade conhecerão  a história de Lurdes Mutola a partir deste local”, destacou.  

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..