A Selecção Nacional de futebol decide amanhã a sua presença na fase final da 35.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), do Marrocos-2025, enfrentando a Guiné-Bissau, em Bissau, em jogo da sexta e última jornada do Grupo “I” de qualificação a saber quais os resultados que, para tanto, deve ou pode fazer.
Depois da derrota caseira na passada sexta-feira, por 0-1, na recepção ao Mali, e do empate desta mesma Guiné-Bissau na visita a Eswatini (1-1), os “Mambas” ficaram com apenas 90 minutos para decidir pela sexta presença numa fase final do CAN.
Para compreender quais os cenários ainda em aberto para os “Mambas” é mestre recordar que em cada um dos 12 grupos que compõem a actual campanha de qualificação apuram-se ao CAN duas selecções.
E no Grupo “I” o Mali foi a primeira equipa a apurar-se na passada sexta-feira, na sequência da vitória em Maputo sobre os “Mambas”.
As “águias”, nome de guerra do Mali, lideram o grupo e passaram a somar 11 pontos e garantiram, inclusive, a vitória no Grupo “I” na medida em que mesmo que percam amanhã na recepção a Eswatini e Moçambique (segundo classificado com oito pontos) vença em Bissau, somando igualmente 11 pontos, não tem vantagem no confronto directo, pois depois do empate em Bamako (1-1) perdeu em casa (0-1).
A Guiné-Bissau é terceiro classificado com cinco pontos, enquanto que, em quarto e último lugar e já sem hipóteses de apuramento, Eswatini tem dois pontos.