Devido à insegurança nas cidades de Maputo e Matola, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) comunicou ao Conselho de Futebol da África Austral (COSAFA) a desistência de acolher a próxima edição da Taça COSAFA Sub-17 em masculinos e femininos.
Os torneios estão previsto para o próximo mês de Dezembro na província de Maputo e, agora, há incertezas quanto ao local de realização.
A decisão de retirada como anfitrião foi comunicada através de uma carta emitida pela Federação Moçambicana de Futebol datada de 16 de Novembro de 2024. Agora a busca por um novo local para sediar a Taça COSAFA Sub-17 está em curso, enquanto os países aguardam ansiosamente por actualizações sobre o desfecho desta situação inesperada.
“Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente causado e comprometemo-nos a apoiar a COSAFA na identificação de arranjos alternativos para garantir que o torneio prossiga com sucesso. Por favor, informem-nos de que forma podemos ajudar durante esta transição. Agradecemos a compreensão durante este período desafiante”, lê-se na comunicação da FMF ao organismo regional.
As eliminatórias masculinas Sub-17 estão programadas para ocorrer entre 5 e 14 de Dezembro de 2024. Moçambique, inserido no Grupo “A”, está preparado para confrontar Angola, Malawi e Lesotho.
Em femininos, igualmente no Grupo “A”, a selecção nacional terá como adversários Comores, Eswatini e Lesotho. Este torneio, que conta com 12 equipas, é uma vitrina crucial para o desenvolvimento do futebol feminino no país e na região.
Notar que a competição masculina também serve como qualificação para o Campeonato Africano Sub-17, destacando-se a importância deste evento regional para as jovens promessas do futebol africano.