A Selecção Nacional Feminina de Futebol Sub-20 sofreu ontem, na sua estreia na segunda edição da Taça COSAFA da categoria, uma derrota pesada perante a sua congénere da África do Sul, por 4-0.
As orientadas por Victor Matine evidenciaram sérios problemas defensivos, o que permitiu à equipa anfitriã tirar partido e chegar ao intervalo em vantagem no marcador (1-0), graças ao golo da avançada Adrielle Mibe, que voltaria a ampliar a vantagem na segunda parte, aos 67 e 71 minutos, respectivamente. Resignadas e incapazes de contrariar o poderio das adversárias, as moçambicanas consentiram mais um golo aos 80 minutos, da autoria de Thato Mofolo.
Entretanto, a competição prossegue amanhã, com o Botswana, que fará a sua estreia, a receber Moçambique às 12.00, enquanto a África do Sul defrontará a Zâmbia às 15.00. Todos os jogos terão lugar no Estádio da Universidade de Joanesburgo, cidade que acolhe a competição até ao dia 25 do corrente mês. Seguindo as regras da competição, as cinco selecções foram distribuídas num único grupo, com a África do Sul, como país anfitrião, a ocupar a posição cobiçada A1. Lesotho foi designado para a posição A2, a Zâmbia para a A3, Moçambique para a A4 e o Botswana para a A5.
Cada equipa receberá três pontos por vitória e um por empate. A equipa que liderar a tabela no final de todos os jogos será coroada campeã de 2024.
Importa salientar que a entrada para assistir ao Campeonato Feminino Sub-20 da COSAFA, que decorre no Campus Soweto da Universidade de Joanesburgo, é gratuita e por ordem de chegada.
Por sua vez, ainda ontem a Zâmbia, vice-campeã, aplicou uma pesada goleada à sua similar do Lesotho (9-0). Com este desfecho as zambianas partilham a liderança na pauta classificativa com a África do Sul, na segunda posição, enquanto Moçambique e Losotho estão na terceira e quarta posições, sem nenhum ponto.
A Tanzania, nação convidada, conquistou o título na primeira edição do campeonato em 2019 ao vencer a Zâmbia por 2-1 na final.