SÉRGIO MACUÁCUA, no Cairo
A Black Bulls estreia-se esta noite (21.00h) na Fase de Grupos da Taça da Confederação Africana de Futebol (Taça CAF), e quis o destino que o baptismo tivesse o apadrinhamento do poderoso Zamalek junto ao rio Nilo, que serpenteia a capital egípcia, Cairo.
É a primeira jornada do Grupo “D”, que tem, ainda está noite, o duelo entre o Al Masry, também do Egipto, e o Enyimba da Nigéria, marcado para as 18.00h, em Ismailia.
Os “touros”, considerados os ‘out-siders’ deste grupo, que é tido como da morte, justamente pela presença do Zamalek, actual detentor do título, vão a jogo desta noite com muito respeito, mas sem medo do adversário. A ideia é mesmo testar a profundidade do Nilo, que é o rio mais comprido do mundo.
“Temos todas as condições para fazer um bom jogo hoje. A preparação foi boa e a direcção criou melhores condições possíveis. É a nossa primeira experiência nesta competição, vamos enfrentar clubes mais cotados e que vivem realidades diferentes da nossa. O Zamalek contratou um lateral por um milhão de euros, provavelmente um valor superior ao nosso orçamento anual ou de dois anos. Veja que treinámos num campo que está junto ao hotel, mas que tem relvado melhor que dos nossos campos no Moçambola. Outra realidade. Vamos ter um jogo difícil e complicado, até porque o adversário vem de uma derrota para o campeonato local frente ao Al Masry, pelo que certamente estará mais focado e concentrado, porque perder dois jogos seguidos é complicado para o Zamalek, sobretudo para o seu treinador”, projectou o treinador da Black Bulls, Hélder Duarte.
Entretanto, na noite de ontem os “touros” fizeram o último treino antes do duelo de hoje. A sessão aconteceu no Complexo Desportivo do Pyramids, o terceiro maior clube egípcio da actualidade. Não foi possível a realização do treino oficial no Estádio Internacional do Cairo alegadamente por causa da manutenção do relvado, que tem sofrido sobrecarga de jogos nas últimas semanas, uma justificação do Zamalek e das autoridades egípcias bastante contestada pela equipa moçambicana.