A Federação Angolana de Futebol (FAF) tem um novo presidente. Trata-se de Fernando Alves Simões, eleito este sábado no decurso de uma Assembleia-Geral no qual o tema central da Agenda era a eleição de uma nova Direcção Executiva do organismo.
Para se tornar no oitavo presidente da FAF, Alves Somões venceu dois concorrentes de peso, nomeadamente Norberto de Castro e Artur Almeida e Silva que ocupou o cargo nas duas gestões anteriores e que dirige, inclusive, a Confederação das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA).
De um universo de 252 votos, Simões amealhou 133 votos, contra 113 do anterior presidente da FAF, Artur de Almeida e Silva e apenas nove de Norberto de Castro.
O novo presidente da FAZ tem uma vasta e reconhecida experiência na gestão desportiva.
Com uma trajectória iniciada em 1976, em Cuba, onde estudou, Entre 1982 e 1998, Alves Simões esteve vinculado ao 1.º de Agosto, um dos clubes mais tradicionais daquele país africano de expressão portuguesa.
Anos depois, foi presidente do Interclube de Luanda, outro clube de grande dimensão em Angola. Aqui, durante os 10 anos da sua presidência, destacam-se-lhes os feitos de campeão nacional de futebol em 2007 e 2010 e, ainda a construção de importantes infraestruturas, como o Estádio 22 de Junho e o Pavilhão 28 de Fevereiro.