Na ressaca da 47.ª edição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, o Moçambola-2024, lançamos um olhar sobre os vários actores que se destacaram, tal como Guirrugo, “keeper” do Ferroviário de Maputo, que será coroado como o melhor do campeonato na categoria de Guarda-Redes Menos Batido, de acordo com o Regulamento dos “Prémios HCB do Moçambola-2024”.
Guirrugo sofreu 17 golos em 22 jogos. Na competição, teve uma forte concorrência de Joaquim, guarda-redes do Costa do Sol, que encerrou o Moçambola com 19 golos consentidos em 21 jornadas.
DISCIPLINADO EM CAMPO
Uma análise mais aprofundada revela que José Guirrugo obteve uma média impressionante de 0,77 golos sofridos por jogo, enquanto Joaquim registou 0,90 tentos por partida.
Guirrugo não só superou Joaquim em termos de desempenho em campo, mas também a nível de disciplina, recebendo apenas três cartolinas amarelas ao longo da competição, contra cinco de Joaquim. Este critério de elegibilidade é proposto no regulamento dos “Prémios HCB do Moçambola-2024”.