O veloz avançado Massaua Sagual, do Ferroviário de Nampula, pode passar à história do futebol nacional aos 30 anos de idade, tudo porque em Fevereiro último, durante a preparação da época de 2025, se lesionou, num treino, contraindo, de acordo um diagnóstico feito em Março, uma hérnia do disco, uma lesão que provoca dores nas costas e outras partes do corpo.
“Quando não tratado de imediato é maior o risco de evoluir negativamente. São cerca de 10 meses sem observação e, desta forma, corro o risco de não voltar a jogar”, lamentou.
Segundo Massaua, na altura que se lesionou “estava a disputar uma bola com um colega. Fiz um carrinho para ganhar a bola e logo senti
uma dor arrepiante nas costas. Ainda assim, levantei-me e prossegui com o treino. Seguidamente, na tentativa de dominar uma bola, caí com dores fortes e saí do campo apoiado”, revelou.
Tentou-se uma recuperação, quando se pensava que fosse uma dor que podia passar sem precisar de intervenção médica rigorosa, mas “não dormi. Doía a coluna e uma das pernas prendia. Fui à unidade sanitária e enquanto preparava-se o diagnóstico surgiram
defeitos nas minhas pernas. Uma ganhava mais massa, enquanto a outra reduzia. Em algum momento perdi a força na perna esquerda, local onde o nervo ciático foi atingido. Estou impedido de fazer movimentos bruscos. Se o fizer, desequilibro-me e caio. No princípio era normal estar a caminhar, mesmo devagar, perder o equilíbrio e cair”.