A Selecção Nacional Feminina Sub-17 estreou-se com uma estrondosa vitória, ontem, no Estádio da Universidade de Joanesburgo, por 5-0, frente às Comores, no Grupo “A” da Taça COSAFA, que se disputa na cidade sul-africana de Joanesburgo e termina no dia 13 deste mês, enquanto a de masculinos, na mesma categoria, empatou com o Malawi a uma bola, golo apontado por Lino. Charifo Saine, jogador da Black Bulls, foi eleito o MVP do jogo.

Teresa Gogolo, autora de dois golos, inaugurou o marcador na conversão de uma grande penalidade quando estavam jogados cinco minutos, sendo que Ana Armando viria a ampliar o resultado para 2-0 à passagem do minuto 48. No segundo tempo Gogolo voltou a dar o ar da sua graça, marcando o segundo golo da sua autoria aos 59 minutos.
Embaladas com a vantagem e com o domínio total do jogo, as insulares voltaram a sofrer mais dois golos, desta feita por intermédio de Ana Armando (65´), que também bisou, e Judite Cumbe (86´), respectivamente.
A boa performance de Moçambique também mereceu a atenção do Grupo de Estudos Técnicos (TSG), que atribuiu a pontuação máxima a Teresa Gogolo, elegendo-a melhor jogadora em campo.
Com os três pontos garantidos, a turma orientada por Júlia Fumo, técnica nacional, volta a jogar no dia 7 de Dezembro, onde irá medir forças com Eswatini, às 9.00 horas, no campo acima mencionado.
Na terceira e última jornada da fase regular o combinado nacional terá pela frente o Lesotho. Este torneio, que conta com 12 equipas, é uma vitrina crucial para o desenvolvimento do futebol feminino no país e na região.
De acordo com o regulamento da prova, apenas o vencedor de cada grupo avançará para as meias-finais, juntamente com o segundo classificado com o melhor desempenho.
Entretanto, a selecção masculina volta a entrar em cena no dia 6 de Dezembro, às 15.00 horas, onde vai enfrentar o Lesotho.
Vale lembrar que para esta categoria o torneio é qualificativo para a Fase Final do Campeonato Africano das Nações (CAN), que terá lugar na Costa do Marfim.