Depois de vitória e empate que as selecções nacionais Sub-17 de futebol registaram na estreia, diante das Comores (5-0) e Malawi (1-1), respectivamente, os conjuntos moçambicanos voltam a entrar hoje em acção na Taça COSAFA da categoria, que vem decorrendo na capital económica da África do Sul, Joanesburgo, desde a passada terça-feira, devendo terminar no dia 13 deste mês.

Com efeito, a equipa masculina volta a entrar em cena com o objectivo de ganhar e acalentar a esperança de chegar à final, mas para tal terá de vencer, hoje, o Lesotho, às 15.00 horas, no UJ Mulla Stadium. Este embate está inserido na segunda jornada do Grupo “A”, lembrando ainda que no mesmo local entrarão primeiro em campo as selecções do Malawi e Angola (12.00 horas).
À entrada para esta ronda Moçambique ocupa a terceira posição na pauta classificativa com três pontos, os mesmos que Malwi, numa série em que Angola lidera o pelotão com três pontos. Sem pontuar está o Lesotho, na cauda da tabela.
De resto Moçambique terá pela frente um adversário que vem de uma derrota, daí que deverá tomar as cautelas necessárias para não ter surpresas. Para tal o técnico nacional, Luís Guerreiro, realizou na tarde de ontem, no Campus da Universidade de Joanesburgo, em Soweto, um treino com dois grupos distintos, onde privilegiou a recuperação de alguns jogadores tocados e a oportunidade de rodar os que não foram utilizados.
“Espero que consigamos recuperar a tempo os três jogadores que saíram tocados no jogo de ontem (terça-feira), pois temos disponíveis agora 17 jogadores, uma vez que três não passaram nos exames de ressonância magnética para comprovar as idades. Agora, amanhã (hoje) temos que ganhar o jogo e passar para a fase seguinte e esse é o nosso objectivo. Estamos imbuídos desse espírito e lutaremos até o fim. Pedimos que o povo moçambicano acredite em nós”, apela Guerreiro.
De acordo com o regulamento da prova, apenas o vencedor de cada grupo avançará para as meias-finais, juntamente com o melhor segundo classificado de todos.
Vale lembrar que para esta categoria o torneio é qualificativo para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), que terá lugar na Costa do Marfim no próximo ano.
Entretanto, a equipa feminina volta a jogar amanhã, dia 7 de Dezembro, onde irá medir forças com Eswatini às 9.00 horas, no UJ Mulla Stadium. As comandadas de Júlia Fumo partilham a liderança do grupo com Lesotho, que também venceu na estreia por expressivos 6-0 ao próximo adversário de Moçambique.