A Selecção Nacional de Futebol Sub-17 de Moçambique garantiu na tarde de ontem, no UJ Stadium, na África do Sul, presença nas meias-finais da Taça COSAFA do escalão, após derrotar o Lesotho por 2-0, em desafio referente à terceira e última jornada do Grupo “A”.
Os golos do combinado nacional foram apontados na segunda etapa do encontro por intermédio de Ana Armando, aos 72 minutos, e por Victória Tennyson, aos 84.
Com este desfecho, Moçambique ocupa o primeiro lugar do grupo “A” e qualifica-se de forma directa às meias-finais.
Na fase de grupos, a selecção feminina venceu os três jogos que disputou. 5-0 na estreia frente às Comores, 2-1 diante de Eswatini e 2-0 contra o Lesotho. Com o segundo melhor ataque do seu grupo, atrás do Lesotho com 16 golos, Moçambique marcou nove tentos na fase de grupos e sofreu apenas um.
Para o mesmo grupo “A”, Comores e Eswatini empataram a zero e terminam a fase de grupos em terceiro e quarto lugares com apenas um ponto cada.
“MAMBINHAS” PERDEM FRENTE
À ANGOLA E ESPERAM POR MILAGRE
Em masculinos, a Selecção Nacional de Futebol Sub-17 perdeu na tarde de ontem frente à sua similar de Angola por 0-1, em desafio referente à terceira jornada do “A”, da Taça COSAFA.
Os angolanos saíram vitoriosos no “derby” lusófono, após um único golo de José Baptiste na segunda metade do jogo, garantindo-lhes os três pontos e o primeiro lugar no grupo. Esta vitória mantém a equipa no caminho da qualificação para a fase final continental no próximo ano, com os dois finalistas em Joanesburgo avançando para a etapa africana, onde esperam, por sua vez, garantir um lugar na Taça do Mundo Sub-17 da FIFA.
Matematicamente, Moçambique ainda tem uma pequena chance de avançar com os seus quatro pontos, mas não controla mais o seu destino. Lesotho despediu-se com uma vitória sobre o Malawi (3-2), com Rethabile Nqoko a marcar um “bis” para o Malawi.
Malawi e Lesotho foram eliminados, apesar de este último ter vencido por 3-2 num emocionante jogo de cinco golos no outro confronto do Grupo “A”. Lesotho, que ficou em terceiro lugar, perdeu dois jogos contra Angola e Moçambique, mas redimiu-se contra o Malawi, onde conquistou três pontos. Tendo empatado dois jogos contra Angola e Moçambique, o Malawi foi eliminado da competição após perder para Lesotho, tendo somado apenas dois pontos e terminado na cauda do Grupo “A”. Ambas as equipas começaram o jogo em pé de igualdade, mas Lesotho foi a primeira a marcar. Thuto Khetsi foi derrubado a um metro da borda da área de grande penalidade do lado esquerdo e ele cobrou o livre e marcou, batendo o guarda-redes no poste mais próximo para quebrar o impasse. Os jogadores do Malawi arriscaram remates de longa distância, sendo o mais notável de James Lumbe, que acertou na trave.