Depois de cumprir ontem a segunda jornada diante do Al-Masry, do Egipto, a Black Bulls vira agora todas as atenções para o duelo com o Enyimba, da Nigéria, em desafio da terceira jornada do Grupo ˝D˝.
Mais um jogo difícil para os campeões nacionais diante do clube mais titulado da história do futebol nigeriano, com nove títulos.
É mais um jogo em que os “touros” são obrigados a ganhar num grupo bastante complicado, encabeçado pelo colosso e detentor do título Zamalek.
Das quatro equipas deste Grupo, o representante do nosso país é a equipa menos cotada e menos experiente nas Afrotaças, um facto que para o treinador Hélder Duarte diminui a pressão nos ombros dos seus jogadores.
Aliás, esta é a primeira presença da Black Bulls numa fase de grupos de uma prova da CAF, a segunda tentativa. Em 2022, os “touros” estiveram nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo sido eliminados pelo Petro de Luanda, de Angola.
Depois, com um pouco mais de cautela, a Black Bulls não falhou. Para chegar à fase de grupos afastou o Alizé Fort, das Comores, e o AS Otohô d’Oyo, da República do Congo. Frente ao conjunto das Comores, os “touros” passaram com um agregado de 11-0, o maior alguma vez conseguido por um clube moçambicano nas Afrotaças.
Já diante dos congoleses, o equilíbrio foi a nota dominante. O agregado foi de 2-2, com uma vitória (1-0) em casa e uma derrota (1-2) fora, tendo contado a regra de golo fora para a turma moçambicana.
A Black Bulls é a quarta equipa moçambicana na fase de grupos das Afrotaças este século, depois do Costa do Sol (2002), Ferroviário da Beira (2015), ambos na Liga dos Campeões, e União Desportiva do Songo (2018), este último para a Taça CAF.
Com a façanha, os “touros” garantiram 400 mil dólares da CAF, mais 50 mil referentes à cobertura das despesas operacionais da fase preliminar.
QUADRO DE JOGOS DA TERCEIRA JORNADA
Domingo, 15 de Dezembro
Grupo ˝A˝
Simba (Tanzania)-Sfaxien (Tunísia)
Bravos de Maquis (Angola)-Constantine (Argélia).
Grupo ˝B˝
RS Berkane (Marrocos)-Stade Malien (Mali)
Lunda Sul (Angola)-Stellenbosch (RSA)
Grupo ˝C˝
Orapa United (Botswana)-ASC Jaraaf (Senegal)
USM Argel (Argélia)- ASEC Mimosas (Costa do Marfim)
Grupo ˝D˝
Zamalek (Egipto)-Al-Masry (Egipto)
BLACK BULLS -Enyimba (Nigéria).