Já lá vão três jogos sem o Sporting, de Geny Catamo, ganhar. E um ciclo negativo que os “Leões” vão procurar quebrar esta noite (22.00 horas) na Bélgica quando enfrentarem o Club Brugge na sexta jornada da Liga dos Campeões Europeus.
Em solo belga, o Sporting que vai tentar interromper a série de três derrotas seguidas (Arsenal, Santa Clara e Moreirense) terá também a tarefa de procurar contrariar a história. É que nas cinco partidas oficiais na Bélgica durante os seus 118 anos de existência, nunca conseguiu vencer.
O primeiro jogo foi com o Standard Liége, em 1958, com derrota, por 3-0, na antiga “Champions League”. Mais de 30 anos depois, em 90/91, o Sporting voltou ao terreno belga para defrontar o Mechelen na Taça UEFA – agora Liga Europa -, mas não foi além de empate a duas bolas.
Na época 97/98, desta feita para a Liga dos Campeões, os “leões” não saíram da igualdade com o Lierse (1-1). As últimas duas visitas à Bélgica são mais recentes: derrota em 10/11 com o Gent, por 3-1, e derrota em 12/13 com o Genk, por 2-1 – ambos os jogos contaram para a Liga Europa. O Sporting tem, então, um saldo de dois empates e três derrotas em jogos em casa de equipas belgas, com um registo de 11 golos sofridos e cinco marcados.
Uma vitória da turma de Geny, que foi titular nos últimos jogos, poderá valer a entrada na zona de apuramento directo aos oitavos-de-final. Neste momento ocupa o décimo lugar com dez pontos e o Club Brugge está em 22.° com sete.
Neste novo formato da Liga dos Campeões Europeus, os primeiros oito classificados apuram-se directamente para os oitavos-de-final, enquanto do nono ao 24.° garantem acesso ao “play-off”.
As outras 12 equipas (25.° ao 36.°) são eliminadas.