Aliança qualificou-se ontem para os quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Africanos da Zona VI em seniores masculinos com uma vitória sobre o Wolves Lusaka da Zâmbia, por 3-1.
A partida era tida, “a priori”, de elevado grau de dificuldade, já que os zambianos tinham avançado para esta fase de forma directa na qualidade de líderes do grupo, enquanto a turma moçambicana tinha sido segunda classificada na sua série e para chegar aos oitavos-de-final tinha sido obrigada a passar por um “play-off”. Contudo, dentro da quadra, o pavilhão Ditshupo, o campeão da capital do país esteve melhor. Tomou logo a dianteira vencendo os dois primeiros sets, por 25-14 e 25-16, o que lhe deu uma certa tranquilidade. Embora tenha perdido por 27-29, no set que poderia fechado o encontro, nunca perdeu a confiança e concentração e acabou ganhando por 25-20, ficando o 3-1, final.
Hoje, Aliança bate-se nos quartos-de-final diante dos anfitriões Police VI do Botswana, adversário com quem perdeu na fase de grupos.
Osvaldo Machava, treinador da Aliança, diz que não se devem repetir os mesmos erros defensivos se a sua equipa quiser vencer.
Por sua vez, a UP-Maputo bateu também ontem o Revivals da Namíbia por 3-0, fechando a fase de grupos só com vitórias. Quatro ao todo.
As actuais campeãs africanas da Zona VI estão projectadas para continuarem a defesa do título.