O internacional moçambicano, Reinildo, volta a vestir-se de “gala” esta noite para representar o Atlético de Madrid no duelo em casa (19.45 horas) com o Slovan Bratislava a contar para a sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, a mais importante prova de clubes da Europa, quiçá do planeta do futebol.
Com três vitórias e duas derrotas em cinco jornadas, a equipa “colchonera” surge em zona de apuramento para os 16-avos-de-final da prova, mas ainda procura alcançar uma vaga nos oitavos-de-final. Para que tal aconteça precisa de estar entre os oito melhores classificados, sendo que actualmente ocupa a 15.ª posição com nove pontos.
A equipa de Reinildo, que tem Diego Simeone, o técnico mais bem pago do mundo, como treinador, começou por bater o Leipzig, por 2-1, mas perdeu depois de forma estrondosa contra o Benfica, na Luz, por 4-0. Seguiu-se novo desaire, na recepção ao Lille, por 1-3. Depois acertou o passo com uma vitória no difícil campo do Paris Saint-Germain, por 1-2, a que se seguiu uma vitória expressiva, por 0-6, em casa do Sparta Praga.
A turma espanhola, terceira classificada da Liga espanhola, com 35 pontos, a um do Real e a três do Barcelona, está a atravessar um bom momento de forma espectacular, reflectido pelas nove vitórias seguidas em jogo a contar para o campeonato, Taça da Espanha e Liga dos Campeões. Os “colchoneros” entrarão em campo à procura do décimo triunfo, ante um conjunto eslovaco que somou por derrotas os cinco jogos efectuados até então. O conjunto de Bratislava desloca-se, por isso, a Madrid em busca de um triunfo que lhe permita sonhar com o apuramento.
O Slovan Bratislava é 35.º e penúltimo colocado, sem qualquer ponto somado. O Celtic impôs a primeira derrota aos eslovacos, por 5-1, seguindo-se o Manchester City, por 0-4, o Girona, por 2-0, o Dinamo Zagreb, por 1-4, e o AC Milan, por 2-3. Ou seja, o Slovan Bratislava só marcou quatro golos, ficou em banco em duas partidas e sofreu 18 golos, tendo assim a pior defesa desta fase da competição. Em resumo se ainda quiser sonhar com o apuramento, a formação eslovaca terá obrigatoriamente de ganhar na capital espanhola.