O Ferroviário de Maputo derrotou, na noite de ontem, o Costa do Sol (74-82) no segundo jogo das meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, designado Liga Mozal. O triunfo dos “locomotivas” força a disputa do derradeiro confronto do “play-off”, a realizar-se às 17:00 horas, no pavilhão do Maxaquene. Lembre-se que o Costa do Sol venceu o primeiro embate por 79-73. O vendor da partida desta quarta-feira enfrentará o Ferroviário da Beira numa final a ser disputada a partir de sexta-feira, à melhor de três jogos.
Ontem, a turma “canarinha” entrou melhor para o duelo tendo aberto uma vantagem de oito pontos nos minutos iniciais (8-0), mas o Ferroviário reagiu e o primeiro quarto terminou com as equipas em igualdade pontual (22-22).
O segundo quarto também foi equilibrado e registou-se um parcial de 15-14, facto que permitiu ao Costa do Sol chegar ao intervalo com uma ligeira vantagem (37-36).
No reatamento, o conjunto liderado por Miguel Guambe continuava em vantagem com o marcador a ostentar 63-61 no terceiro quarto.
Já no derradeiro, o Ferroviário passou para a frente, mas não foi além de um ponto de diferença (70-71) com quatro minutos por jogar. Milton Caifaz ajudou o Costa do Sol a reassumir a liderança no jogo ao que Edilson “Zicai” Tivane respondeu com dois pontos, segundos depois voltou ao comando (72-74).
As duas equipas atingiram as cinco faltas e ambas procuravam tirar proveito disso em cada ataque, mas não aproveitaram as segundas oportunidades na linha dos lances livres.
No entanto, Klaus Bunguele fez “roubo” de bola com 50 segundos por jogar, porém não conseguiu marcar e a turma “locomotiva” fez 72-77. Nilton Seifane conseguiu reduzir para três pontos (74-77) com lançamentos livres, caminho que também definiu o triunfo do Ferroviário de Maputo.