A Aliança e UP-Maputo qualificaram-se ontem para as meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Africanos da Zona VI de voleibol em seniores masculinos e femininos, respectivamente.
Com uma vitória sobre o Police VI do Bostwana por 3-2, naquele que foi o jogo mais espectacular da competição desde que arrancou na sexta-feira passada, na capital tswana, Gaberone, a Aliança seguiu em frente, enquanto a UP afastou a equipa da Black Mambas do Zimbabwe por 3-0.
ALIANÇA JOGOU
COM ALMA E VIGOR
Frente a equipa anfitriã, Aliança tinha a mais difícil tarefa até ao momento, até porque na fase de grupos tinham sido os tswanas a vencerem por 3-0. O jogo era por isso tido como de elevada dificuldade. Mas o campeão da cidade de Maputo e actualmente quarta melhor equipa africana da Zona VI, um estatuto que já garantiu nesta edição com a qualificação para as meias-finais, mostrou que está jogo-a-jogo a crescer de forma.
Sem se deixar afectar pelo público da casa, passou com distinção nos dois primeiros sets vencendo por 25-16 e 25-18. Mas nada estava decidido, a turma de Gaberone não iria ceder tão fácil a eliminação. Deram a volta por cima e venceram nos set’s seguintes por 15-25 e 19-25, igualando a partida a duas bolas. No quinto e último set a turma comandada por Osvaldo Machava deu tudo e deixou cair o único sobrevivente da casa por 15-12.
A Aliança vai observar hoje um dia de descanso e amanhã vai disputar as meias-finais, aquele que era o primeiro objectivo da turma moçambicana.
Oxalá desta vez chegue a final e não se repita a história de 2023.
A UP, actual campeã africana, continua a defender o título com muita classe e somou ontem a quinta vitória, após quatro triunfos na fase de grupos.