Jornal Desafio
Cidade de Maputo já não tem a hegemonia do futebol nacional
DESTAQUE » NAMPULA ALCANÇA NÚMERO DE MAPUTO NO MOÇAMBOLA
MOÇAMBOLA

NAMPULA ALCANÇA NÚMERO DE MAPUTO NO MOÇAMBOLA

Com a qualificação dos “locomotivas” de Nacala, pela região norte, e mantendo o Ferroviário de Nampula e Desportivo de Nacala no Moçambola, subiu para três o número de equipas da Província de Nampula, já ostentou no principal campeonato, em outros tempos, equipas como Sporting de Nampula e Benfica de Nampula, que já foram tratados por Namutequeliua e Muahivire, respectivamente.

Desta forma, Nampula passa a ter o mesmo número de equipas que às da cidade de Maputo, nomeadamente Associação Black Bulls, Costa do Sol e Ferroviário de Maputo, depois de em 2023 ter perdido um lugar face à despromoção do Matchedje de Maputo.

A hegemonia da capital do país no Campeonato Nacional começou a fragilizar-se, lembre-se, em 2012, com a queda do Desportivo à “segundona”, facto repetido quando os “alvi-negros”, após o regressarem ao Moçambola em 2014, voltaram a ser despromovido em 2016, juntamente com o histórico Estrela Vermelha.

A situação da cidade de Maputo agudizou-se quando o outro centenário, o Maxaquene, deixou de fazer parte dos convívios dos grandes em 2019, ano em que desceram cinco equipas. Nesse ano, além dos “tricolores”, também “caíram” o Chibuto, Desportivo de Nacala, Baía de Pemba e Têxtil do Púnguè, num processo de redução do número de equipas, 16 para 14, como forma de conter as despesas.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..