O nigeriano Ademola Lookman, que milita no Atalanta da Itália, foi eleito o Melhor Jogador Africano do Ano durante a Gala da Confederação Africana de Futebol (CAF), realizada ontem, em Marrocos. O craque nigeriano de 27 anos sucede o seu compatriota Victor Osimhen, vencedor da edição anterior.
Para conquistar a proeza, Lookman ultrapassou outros finalistas de peso, tais como Achraf Hakimi, Serhou Guirassy, Simon Adingra e Ronwen Williams.
O avançado destacou-se pela sua performance na temporada 2023/24, ajudando o Atalanta a conquistar a Liga Europa, com um “hat-trick” na final contra o Bayer Leverkusen.
Além disso, teve um papel fundamental na seleção da Nigéria, que chegou à final da Copa Africana de Nações (CAN) de 2024. Na presente temporada, Lookman já conta 11 golos e cinco assistências.
Além do nigeriano, Barbra Banda, da Zâmbia, foi eleita a Melhor Jogadora Africana de 2024, enquanto Emerse Faé foi distinguido como Melhor Treinador Africano. Lamia Boumehdi recebeu o prémio de Melhor Treinadora, e o avançado angolano, Cristóvão “Mabululu” Paciência foi reconhecido com o prémio de Golo do Ano.