Jornal Desafio
Machavane tem sido avassalador nas suas lutas, somando todas as seis em vitórias
DESTAQUE » DESDE ABU DHABI, EM 2023: INVICTO EM SEIS COMBATES!
ROSTOS & RASTOS

DESDE ABU DHABI, EM 2023: INVICTO EM SEIS COMBATES!

A preparação para o grande momento seguiu várias etapas, havendo a frisar, aqui, que o primeiro combate de Édson na África do Sul não foi de artes marciais, mas sim de boxe, na agitada zona de Hillbrow, no ano da sua chegada àquele país vizinho. “Perdi essa luta por pontos”, recorda-se. 

O foco em um dia ser alguém mantinha-se intacto e Édson migrou para as artes marciais mistas, primeiro como amador, tendo feito a sua estreia no dia 17 Março de 2023, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, onde derrota sem apelo nem agravo o camaronês Alphonse Viny Bessala, por K.O. técnico no primeiro assalto.

“Depois fiquei sete meses sem nenhuma luta agendada e a comichão de voltar à gaiola tomava conta de mim. Foi aí onde eu e a minha equipa decidimos assinar contrato com o EFC, onde no dia 10 de Agosto 2023 fiz a minha luta de estreia com a organização”, diz Édson, que na tal contenda derrotou o sul-africano Mpumelelo Mngoma, por submissão, logo no primeiro assalto.

O seu percurso seguiu sempre em ascensão e de lá a esta parte tem sido a todos os títulos impressionante. Basta dizer que depois das duas primeiras lutas vieram mais quatro, em que somou igual número de vitórias. Bateu o sul-africano God Knows Ndlovu, a 9 de Novembro de 2023, por submissão no primeiro assalto, o mesmo acontecendo com o também sul-africano Kgangelo Poshela, a 9 de Maio de 2024, que se rendeu ao segundo assalto.

Antes de entrar para a luta que lhe daria o cinturão do EFC, Édson combateu no dia 11 de Julho do ano prestes a findar, tendo pela frente o sul-africano Julio Plaatjies, a quem venceu por decisão unânime do júri.

Em suma, Édson tem o seu baú cheio de medalhas em várias modalidades que ainda pratica no mundo das artes marciais mistas e não só. Tem acima de vinte medalhas de ouro e perto de uma dezena de pratas, divididas entre o MMA Amador, Muay Thai, Boxe, Kickboxing, Taekwondo, só para citar alguns exemplos.

Além das medalhas, Édson é o 3.º do ranking da África do Sul na sua categoria (Flyweight), além de estar no Top 7 Pound for Pound.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..