Jornal Desafio
Filipe Nyusi celebrou as conquistas internacionais do voleibol e basquetebol nacional
DESTAQUE » RESULTADOS HISTÓRICOS QUE INSPIRAM RESPEITO
COMPETIÇÕES AFRICANAS

RESULTADOS HISTÓRICOS QUE INSPIRAM RESPEITO

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse ontem que as recentes conquistas de títulos da região da África Austral e de África pelas equipas seniores femininas de voleibol da Universidade Pedagógica e de basquetebol do Ferroviário de Maputo entram para a história do desporto nacional e têm o condão de impor respeito por Moçambique a nível internacional.

O Chefe do Estado fez estes pronunciamentos na recepção que concedeu, na Presidência da República e em momentos separados, às equipas da Universidade Pedagógica e do Ferroviário de Maputo, respectivamente vencedoras da Taça dos Clubes Campeões Africanos a nível da Zona VI (África Austral) e da Liga Africana de Basquetebol, provas que terminaram sábado e domingo, em Gaberone e Dakar, capitais do Botswana e Senegal, respectivamente.

A primeira equipa a ser recebida por Filipe Nyusi foi a da Universidade Pedagócica que, em Gaberone, revalidou o título ganho em 2023 no Lesotho, depois de vencer, na final havida no sábado, a anfitriã Spiking Stars, por 3-1, com os parciais de 25-16, 25-14, 23-25 e, novamente, por 25-16.

Depois de ouvir as peripécias que levaram as “pegagogas” a revalidarem o título da Zona VI, as preocupações e anseios das atletas, que muito se referiram à necessidade da melhoria ou construção de pavilhões para a prática e promoção do voleibol, Filipe Nyusi recebeu em audiência a delegação do Ferroviário de Maputo.

As “locomotivas” da capital do país ergueram o seu terceiro título de campeão de África, vencendo na final o Al Ahly do Egipto, por 81-72.

As duas conquistas anteriores foram em 2018 e 2019, em Maputo e Cairo, Egipto, respectivamente.

Tal como fez em relação à equipa universitária, o estadista moçambicano quis, antes, ouvir os caminhos que levaram o emblema “verde-e-branco” a vencer a concorrência de 11 equipas, os anseios e desejos das jogadoras.

Como que a repetir o que disseram as colegas do voleibol, as basquetebolistas do Ferroviário disseram ao Chefe do Estado que é crítica a questão das infra-estruturas.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..