A Selecção Nacional de Futebol manteve-se na posição 96 no “ranking” Mundial da FIFA, anunciado na tarde de ontem, com 1232.7 pontos, o que significa que fecha o ano de 2024 em grande.
Recorde-se que, antes da classificação de Novembro, os “Mambas” estavam em 98.º lugar com 1229.01 pontos, tendo alcançado a posição 96 na penúltima actualização da FIFA, depois de amealhar 3.69 pontos na última Data-FIFA, em que disputou os jogos da quinta e sexta jornadas do Grupo “I” de qualificação para o CAN-2025, cuja fase final terá lugar no Marrocos.
Nos jogos em causa, refira-se, a equipa de Chiquinho Conde perdeu em casa diante do Mali (0-1) e foi ganhar fora de portas, no terreno da Guiné-Bissau (1-2), apurando-se, por conseguinte, ao CAN-2025 com 11 pontos, menos três do que o Mali (14) mas, respectivamente, com seis e nove pontos de vantagem sobre a Guiné-Bissau (5) e Eswatini (2), que não conseguiram a qualificação.
A nível global, não houve mudança entre os 10 primeiros lugares e continuam a ser ocupados pela Argentina, França, Espanha, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Itália e Alemanha, respectivamente.
Entretanto, a selecção angolana registou a maior subida dos últimos 12 meses, progredindo 32 posições, passando para o 85.º lugar. O San Marino continua a fechar o “ranking” na 210.ª posição. A equipa somou a terceira vitória da sua história e até venceu fora.