A Agência de Desenvolvimento da Argélia predispõe-se a financiar até 30 milhões de dólares norte-americanos para a construção duma Arena Desportiva no Complexo do Zimpeto segundo declarações do secretário de Estado do Desportom, Carlos Gilberto Mendes.
A Arena compreende um pavilhão multiuso para modalidades de salão e tinha sido projectada para o Município da Matola como forma de não concentrar infra-estruturas desportivas no mesmo espaço, neste caso o Complexo do Zimpeto.
Mas o projecto voltou ao local onde havia sido idealizada a construção do pavilhão multiuso no âmbito da realização dos Jogos Africanos que Maputo acolheu em 2011, isto devido a desentendimentos de última hora com os proprietários do espaço onde curiosamente seria erguida a Cidadela da Matola.
Quanto à concretização do projecto, Gilberto Mendes avançou que as negociações para o efeito estão num bom caminho. Anotou que o investimento pode até ser menos que 30 milhões de dólares porque não desejo de Moçambique construir um monstro que pode se transformar num problema para o país em termos de gestão ou manutenção.
Avançou, por outro lado, que o Centro Técnico projectado pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF) também para o Complexo do Zimpeto está igualmente no bom caminho. O projecto, que será financiado por Marrocos, conta com o apoio do Governo, que foi o promotor da parceria que pode culminar com um investimento de cinco milhões de dólares para a construção de campos, centro de estágio, hotel, entre outras infra-estruturas.
“O Governo de Marrocos devia em princípio alocar uma verba para o projecto do Centro Técnico, que é tão complexo quanto a Arena porque engloba vários campos, piscinas, descompressão e hotel. O projecto já foi negociado e fechado com o Governo de Marrocos. E temos alguma vantagem de o presidente da federação marroquina de futebol ser o ministro das finanças, facto que pode ajudar muito na tomada de decisão. Agora aguardamos os desenvolvimentos porque a Argélia também mostrou a disposição de apoiar nesse aspecto. Estamos a assumir que Marrocos e a Argélia se prontificaram em apoiar”, concluiu.
DESTAQUE » TRINTA MILHÕES DE DÓLARES PARA ARENA DESPORTIVA NO ZIMPETO
Artigo anterior
Artigo a seguir
Artigos relacionados:
Carregando....