Jornal Desafio
DESTAQUE » GENY ENFRENTA “CLÁSSICO” DE BOAS RECORDAÇÕES 
FUTEBOLISTAS NA DIÁSPORA

GENY ENFRENTA “CLÁSSICO” DE BOAS RECORDAÇÕES 

A NOITE de amanhã será marcada pelo “clássico” lisboeta entre Sporting e Benfica, a contar para a 16.ª jornada da I Liga Portuguesa.

Este encontro, que sempre despertou atenções da parte dos moçambicanos, em particular dos adeptos do desporto-rei, é hoje mais apetecível pelo facto de entre os vários “intérpretes da bola” ter em campo um futebolista moçambicano.

Geny Catamo estará amanhã (22h30) trajado com as cores do Sporting num encontro de boas recordações. Afinal, foi ele que marcou os dois golos com que a equipa leonina bateu o Benfica (2-1) na época passada, um triunfo fundamental para a conquista do título pelo “leões”. 

Nesta partida, o desempenho do extremo moçambicano será fundamental para ajudar o seu Sporting a recuperar a liderança da I Liga, naquele que será o primeiro jogo sob o comando de Rui Borges. 

O Sporting teve uma semana sem descansar, já que após mais um empate de João Pereira iniciou o rápido processo da substituição do jovem treinador, com a contratação de Rui Borges a ser negociada na véspera de Natal e oficializada dias depois.

Rui Borges tem a “ingrata” missão de pegar na equipa logo em jogo frente ao “eterno rival” Benfica, motivado pela conquista do primeiro lugar, prosseguindo uma época muito consistente desde que Bruno Lage substituiu Roger Schmidt no comando técnico.

O novo treinador de Alvalade chega com o prestígio de uma época muito bem-sucedida aos “leme” do Vitória de Guimarães, sobretudo a nível europeu, com os vitorianos a ficarem somente atrás do Chelsea na fase de liga da Liga Conferência.

Em 2023/2024, Rui Borges, de 43 anos, já tinha dado nas vistas ao levar o Moreirense ao sexto lugar na I Liga, no que foi a melhor classificação da equipa do Concelho de Guimarães na prova.

Os “Leões” ocupam neste momento o segundo lugar no campeonato com 37 pontos, os mesmos que o rival Porto, e menos um que o líder Benfica e só dependem de si para passarem para a liderança.  

Entretanto, a maior parte dos futebolistas moçambicanos a actuarem no estrangeiro estão em gozo de mini-férias por ocasião da quadra festiva e outros devido ao rigoroso Inverno europeu. 

Reinildo (Atlético Madrid), Bruno Langa (Almería), Mexer (Bandirmaspor), Guima (Igdir), Gildo (Académica) Pepo (Caldas da Rainha), Faisal Bangal (AC Mestrina), Clésio (Al Arabi), David Malembana (Al Kharaitiyat), Witi (DibbaAl-Hisn), Ratifo (Chemie Leipzig) e Shaquille (Sagrada Esperança) só regressam à competição em Janeiro, enquanto Alfons Amade (Septemvri Sofia) Jonathan Muiomo (Wiltz FC) só em Fevereiro.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..