Foi em grande estilo que o internacional moçambicano, Geny Catamo, despediu-se de 2024 com um golo que deu a vitória ao Sporting sobre o maior rival, Benfica por 1-0. É de esperar, por isso, que o extremo enfrente esta noite (22.15 horas) o Guimarães com a motivação e confiança bem em alta naquele que é o primeiro teste do ano inserido na 17.ª jornada da I Liga portuguesa.
Geny Catamo conta com três golos e duas assistências na Liga é será seguramente aposta para o encontro de hoje no Estádio Don Afonso Henriques a menos que alguma lesão de última hora impeça de dar seu contributo.
Os “leões” garantiram o comando mesmo no fecho do ano e sob o comando do treinador Rui Borges, que teve uma estreia auspiciosa ante o Benfica. Mas o jogo de hoje tem um sabor muito especial já que se trata do regresso de Borges à Guimarães, seu anterior clube.
Com a saída do técnico Ruben Amorim e entrada de João Pereira, o Sporting começou a ter dificuldades na temporada que até então era do mais alto nível, com muitas vitórias. Apesar disso, com uma campanha impressionante, voltou a vencer nos últimos jogos e a equipa é a líder da Primeira Liga, com 40 pontos (13 vitórias, um empate e duas derrotas).
Já o Guimarães tem encontrado muitas dificuldades para vencer nos últimos jogos da temporada, registando uma sequência de empates. Os vimaranenses estão na sexta posição com 24 pontos (seis vitórias, seis empates e quatro derrotas). O empate mais recente foi diante do Farense.