As “oficinas” do Desportivo da Matola devem abrir no máximo até 20 deste mês, segundo garantias do presidente do clube, que acredita que até o início da época já terão sido minimizados os problemas de salários e prémios.
Agrada-lhe o facto de maior parte dos jogadores ter contratos até 2026, à semelhança do treinador Gervásio Mavume (Caló) e de muitos atletas estarem neste momento em contacto com o clube à procura de espaço no plantel para representar o Desportivo da Matola este ano.
Aliás, o dirigente já havia dito que se vai manter a espinha dorsal da equipa e a ela serão acrescidos alguns reforços. Apesar de ostentar o nível “B” da CAF, mas que não lhe permite estar à frente da equipa durante os jogos do Moçambola, o presidente do Desportivo da Matola disse que aposta no Caló como treinador principal. Porém, Caló deverá encontrar um técnico da sua confiança com nível “A” para juntos trabalharem.
“Estamos a trabalhar nesse sentido. Há muitos jogadores que estão à procura de espaço no plantel e estão a ligar para nós. Até agora continuamos com a espinha dorsal da época passada”, sublinhou.
Numa recente entrevista ao desafio, Caló disse que precisaria apenas de três a quatro jogadores para reforçar aquilo que é a estrutura actual da equipa, nomeadamente um ou dois centrais, um médio interior e avançado.
Aponta como algumas das principais “pedras”, entre as que se juntaram à equipa no ano passado, Mastayle (ex-Desportivo e Ferroviário de Maputo), Jorge (ex-Costa do Sol e Baía de Pemba), Julinho (ex-Desportivo de Maputo e Baía), Drolas (ex-Matchedje) e mais dois jovens de 17 anos que jogaram este ano pela Selecção Nacional de Sub-20, nomeadamente Artur e Arlindo.
Da prata da casa destacam-se Calisto e Mandoza, respectivamente melhores guarda-redes e marcador do Campeonato Provincial de Maputo e da “Poule”. Somam-se Melvin e Afonso (Bancê), ambos avançados.
Na época passada, o Desportivo da Matola usou mais o seguinte grupo: Calisto e (guarda-redes); Danito, Chaguala, Eurico, Simão e Kadson (centrais); Arlindo, Julinho, Edson e Fenias (médios-alas); Bento, Júlio e Mastayle (médios interiores); Magaba e Tchitcho (médio-ofensivo); Pai, Malvin e Mandoza (pontas-de-lança).