Jornal Desafio
DESTAQUE » “MAMBAS” PODERÃO RECEBER UGANDA NO ESTRANGEIRO
MAMBAS

“MAMBAS” PODERÃO RECEBER UGANDA NO ESTRANGEIRO

Caso não haja uma intervenção urgente no relvado do Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ), nos próximos dias, a Selecção Nacional de Futebol poderá receber o Uganda, para a quinta jornada do Grupo “G” de Qualificação para o “Mundial”-2026, no estrangeiro.

Quem avançou esse dado é o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat, que falava ontem, em conferência de imprensa do balanço das actividades de 2024.

Segundo Sidat, neste momento, a situação do relvado do ENZ é crítica, pelo que se Moçambique-Uganda fosse nos próximos dias, sem dúvidas que a partida seria fora do território nacional.

“Ontem (segunda-feira) estive no Estádio Nacional do Zimpeto e confesso que o relvado está mau e caso não se faça nada urgente nos próximos dias, o piso será novamente reprovado”, afiançou o dirigente.

Feizal Sidat anunciou a vinda, dentro de duas semanas, de uma equipa de inspecção da Confederação Africana de Futebol (CAF) para avaliar o relvado de um estádio interdito desde 11 de Dezembro.

“É preciso uma intervenção urgente e são valores avultados. O Estádio do Zimpeto é património do Estado, que esperamos que cuide bem dele. Atenção, o único problema do ENZ e que originou a sua interdição pela CAF é o relvado. Não estão em causa os torniquetes ou iluminação como amplamente se falou por aí”, clarificou.

Moçambique e Uganda têm encontro marcado para 17 de Março, num lugar por anunciar depois da interdição do ENZ em Dezembro.

Ainda no âmbito das infra-estruturas, Sidat apelou ao próximo Governo a dar continuidade ao projecto de construção de estádios pelo país que, além do “Zimpeto”, previa mais dois, um no Centro e outro no Norte.

“Esperamos que no programa quinquenal do próximo Governo se incluam os projectos de um estádio no Centro e outro no Norte, ambos com capacidade para 20 mil pessoas. São projectos que foram desenhados ainda no Executivo do presidente Guebuza e que depois não foram continuados. Somos de opinião que esses estádios seriam uma mais-valia para o nosso futebol”, defendeu.

Anunciou o lançamento das primeiras pedras para a construção de campos inseridos no Centro Técnico Nacional da FMF, junto ao Estádio Nacional do Zimpeto, e estádios municipais para Mocuba, Angoche, Cuamba e colocação do sintético no Complexo Desportivo de Pemba, obras com o financiamento de parceiros como FIFA, Marrocos e Arábia Saudita.

Revelou que o Estádio Municipal de Dondo será inaugurado na primeira semana de Abril, uma infra-estrutura que é um ganho para Sofala, uma província com um grande défice de campos.

“É um campo de relva sintética, com bancadas, balneários e tribuna. Esse é o básico e é mais ou menos o que fizemos em Xai-Xai, Chimoio e Maxixe”, descreveu.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..