David Canivete Júnior é um nome incontornável no basquetebol moçambicano. Com quase três décadas dedicadas ao desporto, o atleta, natural de Maputo, construiu uma carreira marcada por desafios, conquistas e muitas histórias. Hoje, a passos largos para o fim, ele não apenas mantém viva a paixão pelas quadras, como também investe na criação de um futuro sustentável fora do basquetebol.
Nesta entrevista, David partilha detalhes da sua infância numa família de desportistas, as lições aprendidas com os mais velhos, os momentos marcantes na Selecção Nacional e os novos caminhos que começa a trilhar como empreendedor.
“Comecei a jogar aos seis anos, influenciado pelos meus irmãos. A minha mãe também é atleta, mas não jogadora de basquetebol. Venho de uma família de desportistas. Os meus irmãos levavam-me sempre aos jogos e acabaram criando uma equipa de minibasket no bairro Central, onde fui o destaque. Acho que fui o único que levou o basquetebol ao mais alto nível.”
David menciona os nomes que o inspiraram dentro de casa: Belchior Canivete, Jordão e Estrela, seus irmãos, que também foram os seus primeiros treinadores. A transição para um clube formal foi natural, com David ingressando no Costa do Sol.