O avançado Alidor Kayembe, de 27 anos, vai envergar a camisola do Costa do Sol na presente temporada. O congolês, de 1,83 metro de altura, nascido em Kinshasa, troca o Ferroviário da Beira pelos “canarinhos”, que ofereceram melhor proposta, juntando-se a um outro atacante de nome Estêvão Novela, ex-jogador dos “locomotivas” do Chiveve.
Antes de representar o Ferroviário da Beira, Kayembe, autor de cinco golos no Moçambola transacto, jogou no FC Lupopo, da República Democrática do Congo, de 2016 a 2018, de onde passou para vestir a camisola do Unior Sportive Bitam (Gabão), em seguida o Buidcon FC (2019) e o Red Arrows (2020, 2021 e 2022), duas formações zambianas, transferindo-se, à posterior, para o Namungo FC, Tanzania, na temporada de 2022-2023.
O possante jogador congolês segue para Maputo, juntamente com Celso, mais um atleta que militou no Ferroviário da Beira.
Lembrar que também já foram apontados como reforços dos “canarinhos” Valipavai e Dércio, dois jovens moçambicanos que evoluíram em clubes secundários portugueses, assim como Jimmy (ex-União Desportiva do Songo) e Mapangane (ex-Baía de Pemba).
Uma fonte próxima do brasileiro Gustavo Lopes, defesa-central do Ferroviário da Beira em 2024, indica que este jogador, nascido em Minas Gerais há 24 anos, também pode deixar o Chiveve e seguir para Maputo, mas com destino diferente dos anteriores jogadores referidos, visto que está em conversações com a campeã Associação Black Bulls.