A eleição de novos corpos gerentes da Federação Moçambicana de Natação (FMN) está finalmente marcada para o próximo dia 15 de Março, em Assembleia-Geral extraordinária.

Em mais uma das reuniões de rotina havida quarta-feira, a FMN decidiu igualmente fixar as datas do Campeonato Nacional Individual, que se realizará de 19 a 21 do próximo mês.
A reunião magna irá exclusivamente tratar da escolha do novo presidente da FMN, sendo que as restantes matérias, nomeadamente os relatórios de actividades e de contas, serão apresentados, discutidos e aprovados antes, ou seja, em assembleia ordinária que, por sua vez, se realizará no dia 22 de Fevereiro.
Feito isso, abrir-se-á espaço para a campanha eleitoral, que terá início no dia 28 de Fevereiro com a duração de 10 dias. Nesse período que antecede as eleições, os candidatos à presidência da federação poderão igualmente submeter as suas candidaturas.
Recordar que a actual direcção, liderada por Deolinda Mabote Nunes, está há sensivelmente nove meses fora de mandato, uma vez que foi eleita em Junho de 2019 para um mandato de quatro anos, aos quais foi acrescido mais um por decisão do Governo, no caso concreto a Secretaria do Estado do Desporto (SED), para fazer coincidir os regimes das federações das modalidades olímpicas com o ciclo olímpico, que equivale a um quinquénio.
Importa também referir que a Assembleia-Geral da FMN foi adiada várias vezes desde o anúncio das primeiras datas, que apontavam a sua efectivação em Dezembro. Portanto, foi adiada para este mês, depois para Fevereiro e agora para Março.
Num comunicado tornado público pela FMN, que anuncia as novas datas para a realização das assembleias-gerais ordinárias e extraordinária, bem como a realização do Campeonato Nacional Individual, a FMN diz que “dada a situação conjuntural do país não foi possível realizar algumas actividades previstas para o período de Outubro e Dezembro, dentre as quais a Assembleia-Geral ordinária e a extraordinária para a eleição de novos órgãos sociais…”.