A Selecção Nacional de basquetebol feminino tem estado a realizar sessões de treinos no Pavilhão do Desportivo, em Maputo, com os olhos postos na fase de apuramento ao Afrobasket-2025. A competição, que terá lugar em Luanda, Angola, a partir do dia 2 de Fevereiro próximo, é um dos maiores desafios para a equipa nacional e os trabalhos técnicos e tácticos são prioridade para garantir uma boa participação.
Ingvild Mucauro, uma das principais jogadoras da selecção, destacou a importância do entrosamento entre as atletas como um dos pontos fortes da equipa:
“As componentes da selecção já se conhecem. Somos colegas de profissão e adversárias de ocasiões e isto contribui para um balneário saudável. Estamos felizes por voltar a jogar este ano e nestas condições. Unimo-nos em defesa da bandeira nacional”.
Apesar do entusiasmo, a preparação não está isenta de desafios. Segundo Mucauro, o regresso aos treinos foi comunicado em cima da hora, o que exigiu uma rápida adaptação por parte das jogadoras. “Infelizmente, recebemos a informação do regresso aos treinos com pouco tempo para o início dos trabalhos, mas agora cabe-nos estar concentradas e focadas no trabalho. Independentemente do ritmo, temos de aproveitar os dias para trabalhar para o alcance dos nossos objectivos” afirmou.