O professor Inácio Bernardo está confirmado como candidato para suceder a Deolinda Mabote Nunes nas eleições da Federação Moçambicana de Natação (FMN), marcadas para o dia 15 de Março. A confirmação foi feita pelo próprio sujeito em conversa com a nossa Reportagem na passada quinta-feira.

“Já que ficou claro que vou avançar. Vou reunir com eles para ter o ponto de situação”, frisou.
Apesar das informações que lhe apontam como candidato de sucessão ou de continuidade, o antigo director nacional do Desporto, do Fundo de Promoção Desportiva (FPD) e presidente do Desportivo de Maputo, afirma-se como concorrente da natação e que o convite que lhe leva à disputa do cargo de presidente da FMN não somente veio do elenco cessante, mas também dos pais e encarregados de educação de atletas, que curiosamente são seus educandos na qualidade de professor de Educação Física e Deporto, bem como de alguns treinadores que foram igualmente por si leccionados.
“A família da natação é que me convidou, por isso gostaria que não houvesse disputa, mas que todos abraçássemos o mesmo objectivo de ajudar a natação. Defendo um princípio aglutinador, porque se fosse para separar não iria avançar. Vou por consenso e pelo bem da natação”, sublinhou.
Porém, diz não ter sido ainda contactado por alguém que esteja na posição de também concorrer, mas está aberto para se juntar a qualquer um e que é exactamente esse o seu objectivo.
“Estou aberto. Nunca vamos alavancar a natação com uma perspectiva de disputa. Por isso, todos os concorrentes que poderão aparecer são bem-vindos para criarmos consenso e avançar. Não fui convidado e nem aceitei para uma questão de disputa de lugar, de projecto ou de imagem. Estou à busca de consenso, de bons projectos cujo objectivo é para todos”, salientou.
Inácio Bernardo promete alavancar a natação para que tenha musculatura.