A basquetebolista internacional moçambicana, Leia “Tanucha” Dongue, foi ontem anunciada como reforço do Flammes da Primeira Liga Francesa, onde já actuou pelo Nantes (2020-2021) e Landerneau (2022-2023).

Campeã da Liga Espanhola pelo Girona, em 2018, a poste de 34 anos de idade é descrita pelo novo clube como uma arma poderosa para enfrentar a segunda etapa da Liga e a Taça da França.
“Ela é uma jogadora que já conhece o campeonato francês e que será capaz de alcançar coisas muito rapidamente a nível individual. Com suas habilidades atléticas, Leia nos trará um basquetebol valioso com ressaltos e força debaixo da tabela (…)”, lê-se na página do clube.
Leia Dongue, que na última época representou o Oxygen Roma da Itália, deverá estrear-se já na próxima sexta-feira, na recepção ao Villeneuve d’Ascq no Guinguette Arena.
Tanucha deu os seus primeiros passos no Desportivo de Maputo, tendo representado a equipa alvi-negra de 2004 a 2011, altura em que se mudou para a ex-Liga Muçulmana de Maputo (2011-2013). Tranferiu-se depois para o Primeiro de Agosto de Angola, naquele que foi o seu primeiro clube no estrangeiro, tendo permanecido de 2013 a 2016.
Seguiram-se voos para Gernika, Girona, Campus Promete (Espanha), Nantes-Rezé Basket (França), Arsaki (Espanha), Landerneau (França) e Oxygen Roma da Itália.