A Selecção Nacional de Futebol, “Mambas”, vai receber em Março próximo a sua congénere do Uganda no Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ), em jogo do Grupo “G” de qualificação para o “Mundial”-2026 e que marca o fim da primeira volta.
As garantias são do engenheiro Augusto Chiluquete, afecto ao Fundo de Promoção Desportiva (FPD), entidade que tutela aquela mega infra-estrutura.
Chiluquete secundava, deste modo, as declarações do antigo secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, em Dezembro, em entrevista ao semanário desafio, depois das incertezas que pairavam sobre a possibilidade de o ENZ acolher o jogo frente ao Uganda após o recente banimento do recinto pela CAF.
Foi exactamente no dia 11 de Dezembro que a CAF emitiu uma nota que interdita o estádio, devido à má qualidade da relva detectada através das imagens televisivas, que também denunciavam uma iluminação deficiente do recinto, durante a partida envolvendo a Black Bulls e Al Masry, do Egipto, no dia 8 de Dezembro, referente à fase de grupos da Taça CAF.
O engenheiro avançou que intervenções estão em curso com vista à rápida recuperação da relva.
Aliás, assegurou que todos os restantes jogos de qualificação para o “Mundial” serão realizados no “Zimpeto”, depois das intervenções em curso.
Lembrar que os “Mambas” defrontarão no mesmo mês de Março a Argélia, já fora de portas, em partida que dará início da segunda volta.
Os “Mambas” partilham a liderança do grupo “G” com os argelinos, ambos têm nove pontos.