A Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina realizou na manhã desta terça-feira, o último treino no pavilhão principal do Complexo Desportivo da Cidadela, em Luanda, antes de voltar a defrontar Angola, às 19h00, no segundo e decisivo jogo da única eliminatória da Zona VI (África Austral) de qualificação para o Afrobasket 2025.
A sessão de treino, que durou cerca de uma hira, focou-se na correção de aspetos técnico-tácticos identificados no primeiro encontro, onde a equipa nacional venceu por 50-44.
O foco foi para a necessidade de acerto nos lançamentos longos, aspecto no qual a equipa marcou apenas quatro bolas em 23 tentativas (17.4%) e, ainda, a luta pela defesa das tabelas. Aqui, Moçambique ganhou 40 ressaltos contra 60 de Angola. Aliás, nas 51 bolas disputadas na tabela defensiva, o “cinco” nacional ganhou 30 e Angola 21. Em sentido inverso, nas 49 disputas na tabela angolana, a equipa de Nilton Manheira ficou apenas com 10 ressaltos.
Para garantir a qualificação, qualquer resultado é válido para a equipa orientada por Nilton Manheiro, desde que não perca por sete ou mais pontos. Se ganhar ou empatar o jogo desta noite passa ao Afrobasket. Só não pode perder por uma diferença igual ou superior a sete (7) pontos.
O Afrobasket 2025 decorrerá na Costa do Marfim, entre 25 de Julho e 3 de Agosto.