A Selecção Nacional de Boxe já trabalha tendo em vista o Campeonato Africano da Zona IV, a ter lugar de 26 deste mês a 3 de Março na capital do país, Maputo, precisamente no pavilhão do Estrela Vermelha.

As actividades de preparação iniciaram oficialmente no dia 10 de Janeiro, data em que os pré-convocados se apresentaram à equipa técnica, liderada por Lucas Sinóia. Ao todo, foram pré-seleccionados 25 atletas, dos quais 23 actuam internamente, com destaque para Rady Gramane e Alcinda dos Santos. Os restantes três, que evoluem no estrangeiro, poderão apresentar-se esta semana, segundo referiu o seleccionador nacional, Lucas Sinóia.
“Alguns atletas estão a evoluir fora do país, nomeadamente Tiago Muchanga, Lourenço Cossa e Bernardo Marrime. A preparação teve algumas paragens, devido ao conflito pós-eleitoral. Alguns atletas não conseguiram se apresentar aos treinos. Resolvemos manter os dois períodos para sessões técnicas e ringue, das 06.00 às 08.00 horas e 16.00 às 18.00 horas. Os treinos decorrem no Ginásio da Escola Secundária Francisco Manyanga, Parque dos Continuadores, Praia da Costa do Sol e zona do Caracol. O plano é juntarmos todos os pugilistas, nesses períodos, para garantir melhor prestação do plantel ”, referiu Sinóia.
Todos os atletas pré-convocados são da capital do país, e o técnico-principal justifica o critério da selecção.
“Não tivemos a realização do Campeonato Nacional na altura em que se perspectivou, o que condiciona a participação dos pugilistas das outras províncias, e sem conhecimento da condição física deles fica difícil termos a unidade nacional. O nosso foco é pensar nos resultados positivos e estamos a trabalhar nesse contexto”.
Para Sinóia, acolher o “Regional” em casa será uma vantagem para o ânimo e entrega dos atletas.