Jornal Desafio
DESTAQUE » FMB TENTA REPESCAGEM AO AFROBASKET
AFROBASKET

FMB TENTA REPESCAGEM AO AFROBASKET

A Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) já está a preparar o expediente a enviar para a FIBA-África, na qual vai solicitar a repescagem da Selecção Nacional de seniores femininos para a fase final da 27.ᵃ edição do  Afrobasket-2025, a decorrer na Costa do Marfim de 25 de Julho a 3 de Agosto próximo.

De acordo com Paulo Mazivila, presidente da FMB, até ontem, terça-feira, a entidade que dirige havia finalizado o levantamento de informação histórica sobre a participação de Moçambique no Afrobasket e as razões que considera vitais para a sua solicitação ser atendida.

De acordo com a fonte, um documento do Ministério da Juventude e Desporto (MJD), que dá garantias de apoio do Governo à Selecção Nacional deve, igualmente, ser juntado aos documentos a enviar à sede da FIBA-África, em Abidjan, Costa do Marfim.

Refira-se que depois de falhar a qualificação directa ao Afrobasket, ao perder a eliminatória da Zona VI para Angola, com o agregado de um ponto de diferença (109-108), muito por culpa da derrota no segundo jogo (65-58), anulando a vantagem do triunfo no primeiro jogo por seis pontos (50-44), Moçambique tenta, agora, ir ao Afrobasket por via da repescagem.

Entretanto, para a sua pretensão ser atendida, Moçambique deve contar com a “colaboração” de outras zonas de África.

É que, neste momento, com oito das 12 equipas que vão disputar o Afrobasket já apuradas, a repescagem depende da não realização de torneios de apuramento das quatro zonas cujas zonas ainda não entraram em acção.

Trata-se das Zonas I (Magreb), Zona II (Noroeste), Zona III (Sueste) e Zona VII (Ilhas do Índico e Djibuti).

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.