A FEDERAÇÃO Internacional de Futebol (FIFA) exige que o Chingale de Tete pague uma dívida de 9.000,00 francos suíços, cerca de 639.000,00Mt (seiscentos e trinta e nove mil meticais), relativos ao pagamento do valor da tramitação de um processo de queixa do técnico português Carlos Graça em 2017.

Dados em nosso poder indicam que o Departamento Jurídico da FIFA intimou o emblema da capital provincial de Tete a pagar o valor em causa, relativo à tramitação de uma queixa avançada pelo técnico Carlos Graça, que no final da temporada 2017 exigia o pagamento de parte dos seus salários.
O director desportivo do Chingale de Tete, Lúcio Meque, confirmou, em contacto com a nossa Reportagem que, de facto, o clube foi notificado pela FIFA, por via da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), a pagar 9.000,00 francos suíços ao Departamento Jurídico da FIFA.
Ainda de acordo com a fonte, o clube não vê nenhum problema com a intimação e que só não pagou antes porque, de facto, não foi informado.
“Quando fomos notificados da queixa do técnico Carlos Graça o Chingale provou à FIFA que pagou os salários em falta a ele e a mais dois elementos da equipa de 2017. Depois disso ficamos à vontade, tanto mais que de lá até agora temos inscrito treinadores e jogadores à vontade. Agora fomos notificados que devíamos pagar esse valor, que corresponde a uma espécie de custas judiciais. Posso garantir que estamos em processo de pagamento” – garantiu Lúcio Meque.
Refira-se que o Chingale de Tete regressa ao principal escalão do futebol, o Moçambola, precisamente oito anos depois de ter sido despromovido em 2017, ano em que são reportados os factos que custaram a dívida à FIFA.
Em 2024 e depois de vencer o Campeonato Porvincial de Tete, o Chingale de Tete venceu a “Poule” Regional Centro de Acesso ao Moçambola.
Na final, diante do Matchedje de Mocuba, depois do empate a dois golos no agregado dos dois jogos, com vitória em Quelimane (0-1) e derrota em casa (1-1), o Chingale apurou-se ao Moçambola ao ganhar no desempate através da marca de grandes penalidades por 5-4.